Gasolina Comum X Aditivada

| posted in: Sem categoria | 28.504

Gasolina Comum X Aditivada

Você já parou no posto para abastecer e o frentista perguntou: “comum ou Aditivada (Supra)?”. Muitas vezes, muitos por não conhecerem a diferença entre as gasolinas, acabam optando pela comum, mas, em muitos casos, o ideal seria optar pela gasolina Supra. Todo motorista um dia já se questionou se existe alguma diferença entre elas, além do preço, é claro. O tipo de combustível pode influenciar no rendimento do motor e ajudar na manutenção de veículo?
Muitos acreditam que o chumbo (chumbotretalitina) é um aditivo presente hoje na gasolina supra, pois o chumbo não é aditivo mais desde outubro de 1991, pois além de ser nociva a saúde, provoca reação ao catalisador que leva a sua inutilização em poucas dezenas de quilômetros

A composição da gasolina Supra traz detergentes dispersantes que mantêm o sistema de combustão, os bicos injetores ou carburadores e as válvulas do motor livres de partículas impuras. Isso acontece porque os aditivos deixam os resíduos sólidos em suspensão e finamente dispersos, evitando que se depositem em locais não desejados e causem danos ao motor. A gasolina Supra emite menos enxofre durante a queima, causando menor impacto ambiental e poluindo menos. Caso o carro não seja ajustado de fábrica para trabalhar com alta taxa de compressão, a gasolina supra não será um fator influente no desempenho pois ela ajudará apenas na limpeza do sistema e na diminuição de poluente, vindos da combustão do motor.

Agência Nacional do Petróleo, situações de trânsito mais truncado, com altos períodos em marcha lenta, favorecem a formação de depósitos em carburadores e bicos injetores.

Um veículo que utiliza a gasolina Supra é mais limpo e tem uma vida útil maior do que o de um carro que utiliza gasolina comum e consequentemente tem um custo com manutenção menor. Você pode fazer os cálculos e descobrir se é mais vantajoso apostar na gasolina Supra ou deixar para limpar o motor na oficina.

thumb

A gasolina comum pode ser usada por qualquer veículo com motor flex ou a gasolina.